quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CARACTERÍSTICAS
 


   Cordados, vertebrados, tetrápodos, craniados, amniotas, alantoidianos, deuterostômios, celomados, homeotérmicos que possuem pêlos e amamentam seus filhotes. Pêlos dos mamíferos, penas de aves e escamas de répteis são anexos da pele formadas por queratina. Há espécies que vivem na terra, outras na água doce ou salgada e ainda os morcegos que voam.
   São animais dióicos e podem ser ovíparos como o ornitorrinco e equidna ou vivíparo e placentários.
Além dos pêlos podem ter ainda glândulas de vários tipos (sudoríparas, sebáceas) e principalmente glândulas mamárias (amamentação dos filhotes).
   Com exceção dos monotremados, todos os mamíferos possuem tubo digestivo completo que termina no ânus, independente dos sistemas reprodutor e excretor.
A articulação do crânio com a primeira vértebra é feita por dois côndilos ocipitais, o que limita os movimentos da cabeça, quando comparados com o das aves.
   São heterodontes, pois os dentes são diferenciados em incisivos, caninos, pré-molares e molares.
   A respiração é sempre pulmonar e os movimentos respiratórios dependem de músculos intercostais e principalmente do diafragma que separa o tórax do abdome.
   O coração tem dois átrios e dois ventrículos (circulação dupla e completa). A curvatura (crossa) da artéria aorta é para a esquerda. A circulação é dupla e completa. As hemácias adultas em circulação são anucleadas.
   Possuem bexiga urinária e a excreção da uréia é feita dissolvida na água, constituindo a urina.
   Os mamíferos são os vertebrados mais evoluídos, com inúmeras características adaptativas que lhes permite ampla distribuição geográfica. Seus representantes são numerosos e diversificados, ocupando os mais diversos ambientes. As principais características dos mamíferos, que os diferenciam de todos os outros vertebrados, são:
·  Pêlos: recobrindo total ou parcialmente a superfície do corpo, contribuem para a manutenção da temperatura corporal;
·  Glândulas mamárias: presentes em todas as fêmeas de mamíferos secretam leite, que serve de alimento aos filhotes;
·  Cérebro: os sentidos bem desenvolvidos, o que lhes confere grande agilidade para captura de presas e fuga;
·  Viviparidade: o desenvolvimento do embrião ocorre sempre dentro do organismo materno, no interior do útero, o que confere ao embrião proteção e alimento, fornecido através da placenta, anexo embrionário exclusivo dos mamíferos;
·  Diafragma: músculo que atua nos movimentos respiratórios, localizado entre a cavidade torácica e abdominal;
· Hemácias: anucleadas;
· Dentes: adaptados à captura de alimentos e mastigação eficiente; diferenciados em incisivos, caninos e molares, têm importância sistemática.
   Os mamíferos são dióicos, e com fecundação interna. Os marsupiais e os placentários têm desenvolvimento embrionário direto e interno, no interior do útero, órgão de parede muscular.
   No revestimento interno do útero, os embriões dos mamíferos placentários fixam-se através da placenta. Por meio desse anexo embrionário exclusivo dos mamíferos, ocorrem trocas por difusão entre o sangue materno e o sangue do embrião, sem mistura. Há passagem de oxigênio, água, nutrientes e anticorpos da mãe para o embrião, e passagem de gás carbônico e de outros resíduos metabólicos em sentido contrário.

ALIMENTAÇÃO
   É muito variada. Os roedores (ordem Rodentia) são herbívoros e possuem incisivos bem desenvolvidos. Muitos carnívoros (ordem Carnivora) comem apenas carne, embora existam alguns que tenham uma alimentação variada, eles possuem caninos bem desenvolvidos. Os insetívoros (ordem Insectivora) são mamíferos que comem insetos, principalmente, e tem focinho longo e pontiagudo. Algumas espécies de quirópteros (ordem Chiroptera) sugam o sangue do gado e de outros mamíferos. Os cetáceos (ordem Cetacea) são carnívoros filtradores de plâncton. Os proboscídeos (ordem Proboscidea) são herbívoros e possuem nariz e lábio superior transformados em tromba e possuem incisivos bem desenvolvidos (presas).


 
REPRODUÇÃO
   A fecundação é interna e o desenvolvimento é direto. Machos possuem pênis e os testículos alojam-se na bolsa testicular, que é permanente em algumas espécies ou aparecem apenas na época da reprodução, em outras. Quase todos os mamíferos são vivíparos (exceto ornitorrinco e equidna, que são ovíparos). O filhote desenvolve-se no útero à custa do alimento retirado do sangue da mãe pela placenta. Estão presentes o âmnio, o córion, a alantóide e o saco vitelínico.




SISTEMA RESPIRATÓRIO 
Os mamíferos apresentam pulmões grandes e com lobos, de aparência esponjosa devida à presença de um sistema de ramificações delicadas dos bronquíolos em cada pulmão, terminando em câmaras fechadas de paredes finas (os pontos de trocas gasosas), chamadas de alvéolos.
A presença de uma estrutura muscular, o diafragma, exclusiva dos mamíferos, divide a cavidade peritoneal da cavidade pleural, além de auxiliar as costelas na inspiração.  Exemplo : sistema respiratório das aves.


SISTEMA DIGESTÓRIO
   O sistema digestivo é completo. Na boca, além da língua, há diferentes tipos de dentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares). O estômago é simples, pórem nos ruminantes possui quatro câmaras (pança, barrete, folhoso e coagulador). Só os monotremos possuem cloaca; os demais possuem ânus anexos do sistema digestivo: fígado, pâncreas e glândulas salivares. Os ruminantes apresentam um estômago denominado poligstrico, isto é, com 4 câmaras separadas. O trajeto do alimento inicia-se na boca onde é mastigado e misturado com saliva; após a deglutição, desce pelo esôfago e dirige-se à primeira câmara, o rúmem ou pança. Em seguida, vai para o retículo ou barrete, onde é transformado em bolinhas que serão regurgitadas. Após a ruminação, o alimento é novamente deglutido, dirigindo-se, agora ao omaso ou folhoso, onde ocorre a absorção de água. Em seguida, vai para o único compartilhamento semelhante ao dos outros mamíferos, o abomaso ou coagulador. Saindo do estômago, o bolo alimentar agora segue um trajeto igual ao dos demais mamíferos. São ruminantes: boi, girafa, camelo, lhama, veado, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário